Compartilhando saberes sobre contar histórias (parte 2)

Não podíamos imaginar, quando iniciamos essa série que busca compartilhar as pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) realizadas em universidades brasileiras, a quantidade de trabalhos que encontraríamos.

A lista do Morada das Histórias não pretende ser exaustiva – ou dar a palavra final, destacando todos os estudos que estão disponíveis online. Isso seria impossível. Mesmo deixando de lado (na maior parte dos casos) artigos em periódicos/revistas e trabalhos de conclusão de curso, o número de investigações de universidades públicas e privadas que podem ser acessadas pela internet é extenso e de uma riqueza incrível.

Deixamos, então e antes de começar essa nova lista, um convite: quem quiser contribuir com novas informações/indicações para essa compilação será muito bem-vindo e de grande felicidade nossa.

  • Quem conta um conto… A narração de histórias na escola e suas implicações pedagógicas – de Sérgio Carneiro Bello (para acessá-la clique aqui).
  • O surdo e a contação de histórias – análise da interpretação simultânea do conto “Sinais do Metrô” – de Márcia Dilma Felício (para acessá-la clique aqui).
  • Práticas e representações da cultura popular sertaneja: um contador de causos, Geraldinho Nogueira – de Carolina do Carmo Castro (para acessá-la clique aqui).
  • A Emília que mora em cada um de nós: a constituição do professor-contador de histórias – de Luciene Souza Santos (para acessá-la clique aqui).
  • A contação de histórias como possibilidade educativa: análise de dissertações e teses produzidas no contexto brasileiro – de Janaína Cé Rossoni (para acessá-la clique aqui).
  • Os contadores de histórias na contemporaneidade: da prática à teoria, em busca de princípios e fundamentos – de Ângela Barcellos Café (para acessá-la clique aqui).
  • Vozes da memória: o contador de histórias em narrativas orais urbanas – de Alessandra Bittencourt Flach (para acessá-la clique aqui).
  • Do sabor de contar histórias ao saber sobre a história para o ouvinte: estudo sobre a contribuição da contação de histórias ao desenvolvimento do pensamento na criança – de Simone Fátima Halabura Follador (para acessá-la clique aqui).

  • O que narram os contadores de histórias: memórias, histórias e práticas – de Simone Ribeiro Barros André (para acessá-la clique aqui).
  • Infância, criança, escola nas pesquisas educacionais sobre narração de histórias – de Caroline Machado Costa (para acessá-la clique aqui).
  • Narrando histórias no século XXI – tradição e ciberespaço – de Cleomari Busatto (para acessá-la clique aqui).
  • A sinalização de histórias em libras: aspectos linguísticos e extralinguísticos – de Alessandra Campos Lima de Costa (para acessá-la clique aqui).
  • No balanço das redes dos contadores de histórias: competência narrativa e competência em informação no século XXI – de Meri Nadia Marques Gerlin (para acessá-la clique aqui).
  • Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativa – de Karin Cozer de Campos (para acessá-la clique aqui).
  • A contação de histórias na educação infantil – de Edinei Rodrigues Mittmann (para acessá-la clique aqui).
  • A narração de histórias no espaço escolar: a experiência do Pró-Leitura – de Janaina Damasco Umbelino (para acessá-la clique aqui).
  • Quem conta um conto: o amor como encontro na contação de histórias – de Luciene Rivoire (para acessá-la clique aqui).
  • Performances mito-narrativas no ensino de história – de Daniela Cristina Pacheco (para acessá-la clique aqui).
  • A contação de histórias como instrumento de socialização na educação infantil – de Rosana Maria dos Santos (para acessá-la clique aqui).
  • Histórias inventadas: narrativas, imaginação e infância nos primeiros anos do ensino fundamental – de Paula Gomes de Oliveira (para acessá-la clique aqui).
  • A contação de histórias e a utilização de jogos teatrais na sala de aula: possibilidades para o trabalho do unidocente – de Aline de Abreu da Luz (para acessá-la clique aqui).
  • A atividade de contação de histórias nas aulas de inglês – Thaiza Aparecida de Silva (para acessá-la clique aqui).
  • Literatura e imaginação: realidade e possibilidades em um contexto de educação infantil – de Taís Danna (para acessá-la clique aqui).
  • Contação/leitura de história e aquisição de vocabulário em segunda língua – de Ana Carolina Alves de Mendonça (para acessá-la clique aqui).
  • Momento literário: a formação do leitor de literatura em sala de aula – de Andréa Folk Santin (para acessá-la clique aqui).

A série ainda guarda muitos trabalhos surpreendentes e continuará em breve – com mais pesquisas disponíveis em outras universidades.

Anúncios

Um comentário sobre “Compartilhando saberes sobre contar histórias (parte 2)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s