Compartilhando saberes sobre contar histórias (parte 1)

Contar histórias, o ato de narrar, está cada vez mais comparecendo como um tema importante nas pesquisas realizadas por instituições de ensino superior. Pensando em toda essa riqueza de estudos distribuída por aí, nós do Morada das Histórias decidimos iniciar uma série que busca compartilhar um pouco dessa já extensa produção acadêmica a respeito da contação de histórias.

Estão aqui indicadas e disponíveis para a leitura, nessa primeira parte, teses e dissertações que encontramos nos bancos de dados online da USP, UNESP e UNICAMP:

  • Mãos que tecem tapetes e realizam círculos: um estudo sobre a imaginação e a formação de educadores autores nas artes visuais – de Anna Rita Ferreira de Araújo (para acessá-la clique aqui).
  • O rio atravessa o deserto: considerações sobre o conto tradicional e a aprendizagem na Escola de Arte Granada – de Julia Goldman de Queiroz Grillo  (para acessá-la clique aqui).
  • A aprendizagem significativa e a narração de estórias tradicionais: experiências estéticas em escolas públicas na favela da Maré – de Vinicius Souza de Azevedo (para acessá-la clique aqui).
  • A menina, o cavalo e a chuva: A arte de contar histórias e a cibercultura – de Cristiana Souza Ceschi (para acessá-la clique aqui).
  • Aprender pela arte a arte de narrar: educação estética e artística na formação de contadores de histórias – de Vivian Munhoz Rocha (para acessá-la clique aqui).
  • O narrador: considerações sobre a arte de contar histórias na cidade – de Giuliano Tierno de Siqueira (para acessá-la clique aqui).
  • Onde estão as borboletas : contar historias na pre-escola e a imaginação das crianças – de Taciana Saciloto Real (para acessá-la clique aqui).

  • A arte de contar histórias e letramento literário : possíveis caminhos – de Viviane Silva Coentro (para acessá-la clique aqui).
  • O contar historias na educação infantil : um estudo acerca dos valores atribuídos por professores sobre a importância dessa prática para o desenvolvimento da função simbólica – de Eleusa Maria Ferreira Leardini (para acessá-la clique aqui).
  • Palavra, corpo e presença : a arte do professor contador de histórias – de Lívia Rodrigues Pinheiro Leiria (para acessá-la clique aqui).
  • Era uma vez : o contar historias em crianças com Sindrome de Down – de Evani Andreatta Amaral Camargo (para acessá-la clique aqui).
  • Contando historias : os universos que cada um vê, que cada um é – de Maria Isabel Alves Ramos (para acessá-la clique aqui).
  • Essa historia de contar historias : a contribuição desta arte na formação do pedagogo – de Livia Rodrigues Pinheiro (para acessá-la clique aqui).
  • Formação do leitor : contar historias, dramatizar, brincar… pontos de partida – de Regina Chicoski (para acessá-la clique aqui).
  • A formação do contador de histórias hoje : a parceria teatral e outros caminhos – de Kalinde Braga Augusto Vicente (para acessá-la clique aqui).
  • Contação de histórias e processos de individuação na educação infantil – de Fernanda da Silva Ferreira Leal (para acessá-la clique aqui).
  • Contar estórias : um evento de fala em análise, uma visão etnometodológica do ato de narrar – de Maria do Socorro Oliveira (para acessá-la clique aqui).
  • O livro e a criança pequena : contando historias na educação infantil (0 a 3 anos) – de Bruna de Fatima Calegari da Silva Martinho (para acessá-la clique aqui).
  • Nas asas da imaginação: a arte de contar histórias, o imaginário e a criatividade infantil – de Marina Charaba Santos (para acessá-la clique aqui).
  • Contadora de histórias : elaboração de uma trajetória pessoal – de Maria Isabel Alves Ramos (para acessá-la clique aqui).
  • Dos contadores de histórias e das histórias dos contadores – de Angela Barcellos Cafe (para acessá-la clique aqui).
  • Que histórias nos contam os contadores de histórias e professores sobre sua formação, suas práticas, a leitura e as novas tecnologias na infância? – de Amanda de Paola (para acessá-la clique aqui).
  • A formação do contador de histórias hoje : a parceria teatral e outros caminhos – de Kalinde Braga Augusto Vicente (para acessá-la clique aqui).
  • Busca de princípios para uma atuação a partir de estudos sobre os griots africanos e os jograis medievais europeus – de Ricardo Alexandre Ribeiro Rodrigues (para acessá-la clique aqui).
  • Dançando com o Minotauro nas noites: narração de estórias e formação humana – de Fabiana de Pontes Rubira (para acessá-la clique aqui).
  • Memória e velhice: entre a imaginação na arte de contar histórias e a emoção ao narrar a história vivida – de Gerson de Sousa (para acessá-la clique aqui).

Já tivemos a oportunidade de ler alguns desses trabalhos – e essa listagem em ordem aleatória, na verdade, compartilha também pesquisas que estamos lendo (ou pretendemos, em breve, ler). É um oceano lindo de saberes, que vale a pena ser descoberto por todos nós. Nas próximas partes dessa série, iremos compartilhar alguns estudos de outras universidades públicas e particulares brasileiras que estão disponíveis online.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s