Javier Villafañe: uma ponte entre o Brasil e a Argentina

Tânia Gomes Mendonça

Você conhece algo a respeito do teatro de bonecos argentino? Javier Villafañe é, provavelmente, o bonequeiro mais conhecido de nosso país vizinho.  Sua história se liga a um acontecimento da vida de um escritor espanhol muito famoso, que talvez você não saiba que também criava peças para teatros de bonecos: Federico García Lorca.

villafane

Em 1934, Federico García Lorca chegava a Buenos Aires para participar da estreia de uma obra de sua autoria. Ele aproveitou a mesma ocasião para apresentar uma peça de teatro de bonecos que havia criado. Javier Villafañe estava na plateia deste espetáculo e já era apaixonado pelo teatro de bonecos.

Villafañe havia comprado uma carroça, que deu o nome de “La Andariega”, adaptou-a para que levasse um teatrinho de bonecos e saiu pelas estradas da Argentina apresentando, de cidade em cidade, suas peças de teatro de fantoches, todas de sua autoria. Há lindos relatos de educadoras que passaram a fazer teatro de bonecos com seus alunos após a visita ilustre deste artista. Uma história muito poética!

Em 1941, Villafañe chegou a terras brasileiras e, por aqui, provocou muitas transformações: ele ajudou a difundir o teatro de bonecos no Brasil, e foi o tema de belas palavras do escritor Rubem Braga:

“Seu nome, Javier Villafañe; sua orientação: amor e respeito pelas crianças. Javier ia, com seus bonecos e suas histórias, onde houvesse crianças dispostas a ver e ouvir suas invenções. E elas estavam em toda parte. Ele ia em lombo de burro, a cavalo, de ônibus, de carona, de barco, a pé, de qualquer jeito”. (Rubem Braga, Correio da Manhã, 05/08/1946)”.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre este bonequeiro argentino que tanto influenciou os artistas brasileiros, leve em conta esta dica: assista, no You Tube, o curta-metragem Maese Trotamundos – “La Andariega Del Río”. Boa diversão!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s