Fantoches na escola: uma história a ser contada!

2016-02-16 22.17.48

Artigo publicado no Jornal do Espaço do Boneco (nº 1, ano 2), da Companhia Polichinelo de Teatro de Bonecos de Araraquara, por uma integrante do Morada das Histórias.

***

Fantoches na escola: uma história a ser contada!

Tânia Gomes Mendonça

Você já viu alguém usando fantoches em sala de aula? Ou você mesmo já os utilizou em suas aulas? Pois saiba que não foi sempre assim: os bonecos só passaram a ser usados, no Brasil, com os objetivos pedagógicos que temos hoje, a partir de meados do século XX.

Segundo a pesquisadora Ana Maria Amaral, foi a partir da década de 1940 que o teatro de bonecos ganhou um grande fôlego em nosso país, quando um movimento educativo e cultural passou a exercer um importante papel nesta atividade artística. Este movimento, que tem influências na nossa maneira de pensar a educação até os dias de hoje, ficou conhecido pelo nome de Escola Nova.

A Escola Nova buscava desenvolver a individualidade do aluno, a sua autonomia e, para isso, a criança deveria “aprender fazendo”. A confecção de bonecos e a criação de histórias com os alunos eram instrumentos perfeitos para essa nova forma de pensar a educação!

Com isso, no Brasil, na década de 1950, por exemplo, já havia diversos livros, publicados inclusive pelo governo, que ensinavam os pais e professores a confeccionar fantoches e a construir o seu próprio teatrinho.

Foi, além disso, em 1946, que surgiram os primeiros cursos de teatro de bonecos conhecidos em nosso país. Eles eram ministrados por Helena Antipoff, e neles se formaram nomes que talvez você conheça, como o de Maria Clara Machado.

Assim, da próxima vez que você usar bonecos em sala de aula ou observar alguém os utilizando, já vai saber de onde surgiu esta ideia tão lúdica e interessante!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s